Paraná

Hemepar de Ponta Grossa também está irregular

05 mai 2001 às 16:50

A estrutura física da unidade do Hemepar em Ponta Grossa está fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente o banco funciona num espaço pequeno, nos fundos do Pronto Socorro Municipal. Porém, já existe um projeto que prevê a mudança do banco para o terreno onde fica a sede da 3ª Regional de Saúde. Por conta de irregularidades, no início da semana o Ministério da Saúde interditou o banco de sangue de Telêmaco Borgo, município da mesma região de Ponta Grossa.

Segundo a diretora do Hemepar no Paraná, Elisabeth Cienchomski, o projeto de reforma do banco de sangue em Ponta Grossa está orçado em R$ 300 mil e os recursos, federais e estaduais, já estão garantidos. Mas não existe uma data prevista para a transferência e adequação do local.


Elisabeth diz ainda que a unidade de Ponta Grossa tem um histórico diferente das demais unidades. O banco nasceu exclusivamente para atender dois pacientes que precisavam ir constantemente a Curitiba se tratar. Por isso as instalações são acanhadas. "Mas a resposta da comunidade foi tão boa que em dois anos o número de doadores triplicou", conta. Hoje, são colhidas em média 400 bolsas de sangue por mês.

E é por causa dessa demanda que a diretoria do Hemepar planeja transformar a unidade de Ponta Grossa num centro maior, capaz de fazer todo o tracionamento das bolsas de sangue. Depois de implantado esse novo centro, somente a sorologia deverá ser feita em Curitiba.


Continue lendo