Os 144 novos guardas municipais de Curitiba aprovados em concurso público, que começarão a trabalhar em outubro, estarão em treinamento prático, a partir desta sexta-feira (15), em ruas, parques e praças da cidade. O grupo freqüentou por um semestre o curso técnico de formação profissional, na Escola Superior da Polícia Civil. O treinamento prático faz parte do currículo do curso, que inclui 80 horas de estágio supervisionado.
O estágio será feito em diversos pontos do Centro, incluindo as praças Rui Barbosa, Osório, Santos Andrade e os parques Barigui, São Lourenço e Jardim Botânico. Segundo o Secretário Municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o treinamento ajudará na avaliação do profissional e também reforçará o patrulhamento da região central.
"Durante 30 dias o grupo passará por situações rotineiras, como o patrulhamento ostensivo, atendimentos a ocorrências e orientações ao cidadão. Este período será suficiente para os supervisores avaliarem as condições do profissional", afirma Itamar dos Santos.
O curso de formação para guardas municipais teve início em maio de 2007. O curso tem 680 horas/aula e instrutores das secretarias municipais da Defesa Social, Recursos Humanos e Meio Ambiente; Instituto Municipal de Turismo; Diretran; Instituto Municipal de Administração Pública; Procuradoria Geral do Município; Fundação Cultural; Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil.
São 29 disciplinas, divididas em quatro módulos: Cultura Jurídica, Técnicas Operacionais, Conhecimento do Espaço Urbano e Relações Humanas. O curso para capacitação dos novos profissionais da Guarda Municipal é resultado de convênio entre a Secretaria da Defesa Social e as polícias Militar e Civil.
Integração - Com um efetivo atual de 1.700 homens, a Guarda Municipal presta serviços em 470 postos de atendimento e 2.400 pontos da cidade como escolas, creches, postos de saúde, praças, parques e bosques. Além de cuidar do patrimônio do Município, os guardas municipais trabalham integrados às polícias civil e militar, participando de blitze semanais.
A Guarda Municipal conta com núcleos instalados nas nove Administrações Regionais da Prefeitura e atua em projetos como Escola Participativa, que envolve a comunidade em ações de disseminação da cultura da paz. Trabalha também integrada a secretarias municipais, aos conselhos tutelares e Ministério Público.