Paraná

Guardas municipais entram no combate à pedofilia

10 abr 2007 às 18:12

Mais um grupo de guardas municipais que trabalha em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba participará nesta quinta-feira (12) do ciclo de palestras sobre pedofilia. A palestra será no salão de Atos do Parque Barigüi. Desde o início do curso, em março, cerca de 900 guardas passaram pelo aprendizado. O objetivo é preparar o profissional para identificar os casos e fornecer subsídios de combate à pedofilia.

O tema "Pedofilia sem Distorções" é abordado pela sargento Tânia Mara Abraão Guerreiro, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal da Defesa Social, é uma parceria com a Polícia Militar do Paraná.


Até o fim de abril, 1.200 guardas participarão do programa. "O objetivo é aprimorar o conhecimento do grupo e, principalmente, desenvolver um relacionamento de confiança entre o guarda que atua na escola e a comunidade", diz o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. A palestra destaca as leis de proteção à criança, os aspectos jurídicos da pedofilia, os sinais que identificam um pedófilo, suas preferências e a escolha da vítima.

"Os temas relacionados à infância e à juventude são sempre importantes para o crescimento do profissional. Além de deixá-lo apto para detectar o problema e dar o encaminhamento correto, permite uma integração maior do guarda com a comunidade", afirma o chefe do núcleo da Guarda Municipal na Administração Regional CIC, Vanderson Cubas.


Continue lendo