A ação da Guarda Municipal reduziu o vandalismo e crimes contra prédios públicos em 70% em Maringá nos últimos três anos. Desde que entrou em operação, a Guarda reduziu o número de arrombamentos de 41 durante o ano de 2007 para 11 no ano passado; de 18 para sete o número de furtos; de 32 para uma as tentativas de furtos e de 52 para 16 os casos de vandalismo, no mesmo período.
O diretor de Defesa Social da Prefeitura, Paulo Mantovani, lembra que a Guarda Municipal ainda participa de operações especiais como as Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifu), e dá suporte à Polícia Militar. Durante 2009 a Guarda somou mais de 1,3 mil ocorrências das mais diversas áreas. "São ações que atendem toda a comunidade", ressalta Mantovani.
Uma das ações de visibilidade, destaca, foi o patrulhamento ostensivo na praça da Catedral. Os guardas retiraram os desocupados que se alojavam nas rampas de acesso à Catedral e realizam patrulhamento permanente na praça. "Os frequentadores da igreja, especialmente idosos, reclamavam do assédio dos desocupados e de pequenos crimes, que acabaram com a presença da Guarda", lembra Mantovani. O patrulhamento rendeu uma carta de agradecimento da Cúria Metropolitana de Maringá.