A Guarda Municipal deteve cinco pichadores neste final de semana. Com isso, sobe para 71 o número de prisões em flagrante efetuadas desde o início da operação Cidade Limpa, em 24 de setembro do ano passado. Vinte prisões ocorreram neste ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, três pessoas foram detidas no domingo, às 21h, quando pichavam uma agência do Banco Safra localizada na Rua Francisco Frischmann, no Portão.
A Guarda Municipal conduziu os menores B.R.G., 17 anos, e F.R.D., de 16 anos, à Delegacia do Adolescente, e o maior Marcos Cláudio Moreto, de 18 anos, ao 8º Distrito Policial.
Outras duas pessoas haviam sido detidas pela Guarda Municipal na última sexta-feira, também no Portão, quando pichavam um muro. As menores R.R.P., 14 anos, e C.M.M.M., 13 anos, foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente.
Todos os pichadores detidos estão respondendo a inquérito. A primeira pena foi aplicada pelo Juizado a um menor que havia pichado a parede de um banheiro público na praça do Conjunto Atenas I, na Cidade Industrial de Curitiba.
Por determinação do juiz, o menor S.S.L. teve de comprar tinta e pintar a parede que havia rabiscado. O trabalho foi acompanhado pela Guarda Municipal, que enviou relatório ao juiz confirmando o cumprimento da pena.
Atos de vandalismo podem ser denunciados pelos telefones 1532, da Guarda Municipal; 190, da Polícia Militar, ou a qualquer delegacia de polícia.