Paraná

Guarda começa a monitorar câmeras de segurança na PUC

09 nov 2009 às 16:25

A Guarda Municipal começou a fazer o monitoramento de segurança por meio de câmeras de vídeo na região do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Prado Velho. As câmeras foram instaladas em parceria com a Prefeitura e a universidade.

"Esta iniciativa beneficiará milhares de pessoas da comunidade acadêmica, moradores do bairro e pessoas que circulam na região. É mais um reforço às ações que temos desenvolvido para minimizar os problemas da segurança pública que afligem o cidadão", afirmou o prefeito Beto Richa, ao assinar o convênio com a Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUC-PR.


Serão usadas oito câmeras para monitorar a entrada e saída dos alunos da instituição e auxiliar na fiscalização e manutenção de equipamentos municipais, como estações-tubo e pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição, Guabirotuba e Iapó. Todas as câmeras terão uma capa blindada, para evitar vandalismo e furto.


Os equipamentos para filmar, transmitir e gravar imagens foram cedidos à PUC-PR pela Comtex. Três equipamentos entraram em funcionamento nesta sexta-feira (9) em pontos de ônibus nas ruas Imaculada Conceição e Iapó. As restantes começam a funcionar na próxima semana.


Mais segurança
Levantamentos da Secretaria Municipal da Defesa Social mostram que o número de ocorrências diminuiu sensivelmente nas áreas monitoradas por câmeras de segurança implantadas pela Prefeitura desde março de 2008, quando foi reforçado e ampliado o Centro de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec).


A soma das ocorrências de 2009 é 17% menor do que em 2008, com destaque para os meses de abril, junho e outubro, quando o número de ocorrências chegou a ser 56%, 61% e 41% menor do que no meso período do ano passado, respectivamente.

Nos próximos meses a Prefeitura vai implantar novas câmeras para aumentar a área de cobertura na região central, melhorando a segurança em ruas como a Tobias de Macedo e 13 de maio, e também na praça do Redentor, ao lado do Cemitério Municipal, que está passando por uma reforma.


Continue lendo