Um grupo se organiza pelo Facebook para realizar no sábado (22), Dia Mundial Sem Carro, um passeio ciclístico em Curitiba. Na página criada para o evento, o grupo diz que quer reunir, pelo menos, 2.012 ciclistas na "marcha das bicicletas".
Até esta quarta-feira (19), 2.853 pessoas já haviam confirmado presença no passeio ciclístico.
Em 2011, segundo a página, foram 1,2 mil ciclistas que participaram da bicicletada no Dia Mundial Sem Carro daquele ano. A meta em 2012, além de superar o número do ano passado, é reunir mais pessoas do que um evento realizado em Porto Alegre e que reuniu dois mil ciclistas.
A concentração para a "marcha" será na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, em frente ao Prédio Histórico da UFPR, a partir das 18 horas. Confira aqui a página do evento.
Cândido de Abreu – com o Dia Mundial Sem Carro, a prefeitura de Curitiba vai fechar parcialmente a Avenida Cândido de Abreu, que liga o Centro ao Centro Cívico da capital. A via ficará fechada das 7 às 17 horas no trecho que vai da Praça Nossa Senhora da Salete e a Rua Heitor Stockler de França, uma quadra antes do Shopping Mueller.
Outras ruas que dão acesso à avenida terão bloqueios para evitar que veículos cheguem à via. Carros e táxis não poderão passar pelo local, sendo permitido apenas a passagem de pedestres, ciclistas e ônibus. No local, durante o período de bloqueio, serão realizadas feitas de várias secretarias da prefeitura e outros eventos educativos relacionados à semana do trânsito.
A prefeitura também promove um passeio ciclístico, que sairá do Parque São Lourenço até a Cândido de Abreu. A concentração no parque começa às 8h30 e a saída do passeio será às 9 horas.