Paraná

"Gralhas Azuis" plantarão 1 milhão de araucárias

05 mar 2008 às 18:46

O Paraná será homenageado com a plantação de 1 milhão de araucárias até o final de 2008. A iniciativa é do grupo "Gralhas Azuis", um movimento que, com o apoio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), luta pela conscientização e preservação do meio ambiente. As primeiras mudas foram plantadas nesta quarta-feira (5) ao redor do Palácio das Araucárias. "Hoje, com a plantação de 12 mudas, demos início a nossa batalha pela preservação do meio ambiente. Nós tivemos um apoio muito grande da Cohapar, que nos cedeu um terreno de mata ciliar na Vila Zumbi, onde iremos plantar 2.500 árvores na área do rio Palmital, na próxima sexta-feira (8)", disse um dos participantes do grupo, Alexis da Nóbrega.

De acordo com o idealizador do projeto, Alceu Ferreira Filho, a meta do grupo é repovoar a região de Curitiba com a árvore símbolo do Paraná, que não é valorizada no ambiente urbano. "Temos uma lei de redução de IPTU para propriedades com áreas verdes, como bosques nativos, ou árvores de corte proibido, como a araucária e árvores de grande porte. Muitas pessoas não sabem disso e preferem matar esta espécie para facilitar construções", disse.

O "Gralhas Azuis" está desenvolvendo uma série de projetos de educação ambiental em escolas. "No momento estamos trabalhando na elaboração de palestras de conscientização ecológica. Acredito que temos uma dívida com as florestas. Esta é uma marcha contra a destruição", afirma Ferreira Filho. Os interessados em contribuir com as ações do grupo podem entrar em contato pelo e-mail alceuferreirafilho@hotmail.com.


Continue lendo