Presas que estavam no 9º Distrito Policial e no Centro de Triagem 1 (CT 1), em Curitiba, começaram a ser transferidas para a ala da Penitenciária Central do Estado (PCE) destinada a mulheres. Segundo a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), 147 detentas já foram transferidas em novembro.
A primeira modificação, no dia 6, foi de 67 detentas que estavam no 9° Distrito. Nos dias 12, 13 e 14 foram transferidas as outras 80 presas do CT 1.
A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, informou que, gradativamente, a Seju vai receber todas as mulheres encarceradas em delegacias do Paraná, e que a ala feminina da PCE terá capacidade para abrigar 600 presas, quando estiver completamente reformada.
Na última terça-feira (13), Maria Tereza visitou o local que está passando por reformas internas e onde também está sendo construído um muro para separar a unidade feminina da masculina. De acordo com o governo, essa ala destinada a mulheres será independente e terá acesso próprio.