Paraná

Governo procura terreno para presídio feminino na região

12 abr 2010 às 16:51

O governador Orlando Pessuti disse na manhã de hoje (12), durante a reunião Mãos Limpas, que está procurando um terreno na região de Londrina para dar início à construção de um presídio feminino.

A informação foi publicada pela Agência Estadual de Notícias (AEN), que não disse disse de qual regime será a penitenciária, para quantas presas e qual a previsão de datas da o empreendimento.


O governador, segundo a AEN, também anunciou a assinatura de um convênio, nos próximos dias, com o Ministério da Justiça para construir uma penitenciária para jovens e adultos na Região Metropolitana de Curitiba.


"Neste convênio, que está para ser assinado, serão liberados cerca de R$ 24 milhões através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), para construir o presídio na região de Curitiba", explicou Pessuti à Agência.


O presídio deverá abrir vagas para jovens de 18 a 24 anos, que tenham cometido apenas um crime.


Pessuti determinou ainda, durante a reunião, agilidade para construir a nova penitenciária feminina de Foz do Iguaçu, que teve recursos garantidos pelo Ministério da Justiça.

Apesar das novas obras, Pessuti lembrou que a prioridade atual é finalizar a reforma na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara. Quando os detentos promoveram uma rebelião no presídio, o prédio já estava em obras. O governo do Estado contratou emergencialmente a recuperação dos danos e o número de vagas no presídio será reduzido de 1.600 para mil presos. "Tanto a recuperação quanto a construção das novas alas, já previstas, são nossa prioridade no momento", explicou o governador.


Continue lendo