O governo estadual quer implantar, nos próximos três anos, 200 telecentros em todas as regiões do Estado, com o objetivo de ampliar de 8% para 50% o índice de inclusão digital da população paranaense. As informações são da Secretaria Estadual de Comunicação.
A proposta foi apresentada por Nizan Pereira, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, nesta segunda-feira, durante a reunião semanal do governador Roberto Requião com o secretariado.
Segundo Nizan, o projeto de inclusão digital está em fase de consolidação. "Já temos sete telecentros funcionando e, no próximo dia 11, vamos inaugurar o oitavo telecentro no Instituto dos Cegos do Paraná". O acesso à internet gratuitamente já está disponível na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, nos municípios de Ortigueira, Ventania e Guaraqueçaba, na Ilha do Mel, numa área de assentamento rural e na área indígena de Rio das Cobras.
Nizan Pereira também anunciou o lançamento, na próxima segunda-feira, do programa Dia-a-Dia na Educação, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e que vai disponibilizar o acesso de alunos e professores de 2.037 escolas estaduais ao Portal da Educação. Ao longo dos próximos três anos, 40 mil computadores deverão estar operando nas escolas pelo sistema Linux.
Segundo o secretário, o Portal do Governo vai passar a contar, a partir do dia 11, com um software de sensibilização visual, que permitirá a transformação dos textos escritos em sonoros, para viabilizar o acesso dos cegos aos serviços e às informações do governo.