O Paraná tem como meta retirar do trabalho infantil 152 mil crianças com menos de 16 anos, até 2006. Das 348 mil, dos 5 aos 17 anos, incorporadas ao trabalho infantil no Paraná, 45 mil estão sendo atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do governo federal.
De acordo com a Secretaria do Emprego, Trabalho e Promoção Social, gestora do programa, as famílias carentes que mantêm os filhos na escola recebem uma bolsa de R$ 40,00, no meio urbano, e de R$ 25,00, no rural.
De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, dos 2 milhões de crianças paranaenses até 15 anos, cerca de 190 mil estão na agricultura familiar, trabalho infantil doméstico e coletando esmolas nas ruas.
Um nova medida para melhorar a vida de crianças e adolescentes paranaenses deverá ser anunciada na próxima semana, segundo o governador Roberto Requião. É o sistema de aprendizado do menor infrator em órgãos públicos. Os menores infratores vão desenvolver trabalho remunerado nos órgãos públicos com supervisão dos servidores.
ABr