Paraná

Governo lança projeto Casa do Zelador

30 jun 2003 às 18:27

A Secretaria de Estado da Educação e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) lançaram nesta segunda-feira, em Curitiba, um programa que pretende fazer com que cada escola do Estado tenha uma casa onde deve morar um zelador.

Os principais objetivos do projeto Casa do Zelador, de acordo com o secretário da Educação, Maurício Requião, é aumentar a segurança, evitando a agressão ao patrimônio e permitir que os estabelecimentos possam ser usados pela comunidade nos finais de semana.


''Nós temos situação de escolas que já têm bons caseiros morando no local e em outras não será necessário esse esquema'', afirmou o secretário. Atualmente existem 2.054 escolas no Estado. O programa prevê a construção de 400 casas ainda este ano, a maioria em grandes cidades, como Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Paranaguá, que apresentam problemas sociais mais sérios.


A idéia central do programa é incentivar que policiais militares assumam a função. ''Eles têm porte de arma e andarem fardados, é um fator a mais para inibir a agressão contra o patrimônio'', avalia Maurício.


O programa não prevê obrigações formais nem estabelece pré-requisitos para que o policial possa ocupar o cargo. Também não está prevista remuneração para o PM. Para a secretaria, a garantia de moradia gratuita já significa um salário indireto.


Segundo o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, existem cinco projetos diferentes de casas, a serem construídas conforme preferência de cada comunidade escolar. As casas são de alvenaria, têm 52 metros quadrados e três quartos. O custo unitário é de R$ 11,8 mil, incluindo a instalação de alarme e ponto para telefone em cada uma.


Para o secretário, a figura do caseiro é importante principalmente para evitar arrombamentos e roubos de material das escolas, mas só a presença ostensiva da polícia pode atuar em problemas mais graves como o tráfico de drogas, por exemplo.


Outra medida que está sendo implantada é a reativação das patrulhas pela PM. São equipes que permanecem em locais estratégicos e que podem ser acionadas rapidamente para atender colégios próximos.


O Casa do Zelador foi apresentado nesta segunda pela manhã na abertura do 1º Encontro de Capacitação da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar), que reúne professores, diretores de núcleos de educação e técnicos da área até amanhã.


Um dos objetivos do encontro, segundo a diretora técnica da Fundepar, Sandra Turra, é avaliar as condições físicas das escolas e definir obras e ações a serem desenvolvidas.

Um levantamento feito pela Fundepar em fevereiro, de acordo com Sandra, resultou em 1,2 mil pedidos de escolas para a realização de obras consideradas urgentes. Também foi detectada a necessidade de construção de mais 100 escolas. Em função do orçamento para 2003, foi decidida a construção de 42 escolas. Destas, 11 estão em fase de licitação.


Continue lendo