O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou nesta segunda-feira (27), durante a reunião da Operação Mãos Limpas, com o governador Roberto Requião, o resultado das operações especiais deflagradas no interior do Estado para combater a criminalidade.
Na operação "Foz Segura" - que foi mantida na cidade no período de 10 de março a 10 de abril - foram realizadas 890 prisões, 114 apreensões de armas de fogo e mais mil cartuchos de munição.
Nas blitze, 554 veículos foram detidos por irregularidades e 63 foram recuperados. Com as barreiras, houve uma redução nos índices de furtos e roubos de veículos. Um comparativo entre o período de 10 a 28 de fevereiro de 2005 com o mesmo período de março de 2005 mostrou que o roubo de veículos caiu 35%, diminuindo de 22 carros roubados para 13. Já o número de automóveis furtados também apresentou uma queda de 44,4%. Foram 27 furtos em fevereiro contra 15 em março.
No mês de junho a operação "Cidades Seguras" aconteceu simultaneamente em Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Goioerê e Ubiratã. "Foram presas 46 pessoas e entre estas prisões pegamos dois grandes traficantes que atuavam na região", disse o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Londrina Segura
A última operação deflagrada no Paraná é a "Londrina Segura". Desde o dia 20 de junho, 310 policiais militares e civis estão na cidade para reforçar o efetivo já existente.
Segundo Delazari, nos primeiros quatro dias de operação 20 pessoas foram presas e quatro menores apreendidos.
Cambé, Ibiporã e Tamarana atmbém serão contempladas em breve pela Secretaria Estadual de Segurança Pública com a extensão do Programa ''Londrina Segura'' para as cidades da região metropolitana.
A informação foi confirmada pelo comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) de Londrina, Major Marcos de Castro Palma, e atende à uma solicitação encaminhada na semana passada pelo delegado da Polícia Civil de Cambé, Valdir Abrahão, à chefia da 10ª Subdivisão Policial (10ª SDP).
A solicitação, segundo o delegado, tem como objetivo evitar a migração de criminosos de Londrina para as cidades vizinhas.
Fonte: AEN e Folha de Londrina