Paraná

Governo exigirá reciclagem de pneus para combater a dengue

21 fev 2003 às 16:29

O governador Roberto Requião (PMDB) assina na próxima segunda-feira, em Foz do Iguaçu, o Termo de Cooperação para Erradicação da Dengue no Paraná, que faz parte do programa Paraná Rodando Limpo.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, o diretor geral da Itaipu, Jorge Samek, e o prefeito de Foz do Iguaçu, Celso Samis da Silva, participam da solenidade.


O programa foi iniciado há pouco mais de um ano em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Ele consiste em transformar pneus inutilizados em óleo combustível e gás. Para cada pneu novo ou usado, comercializado no Brasil, seu fabricante ou importador é obrigado a dar um destino adequado para dois pneus usados.


A ação permite que se acabem com os principais alojamentos do mosquito da dengue e, em contrapartida, que se encontre um destino ambiental para os pneus inutilizados.


Esse conceito de responsabilidade pós-consumo foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas(ONU), ao selecionar iniciativas brasileiras em projetos na área social.

A dengue é, segundo a ONU, uma doença em expansão no mundo. Somente nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 361 casos de dengue em Londrina.


Continue lendo