O Governo do Paraná informou nesta sexta-feira (16) que irá reforçar os serviços de saúde, segurança pública, transporte e limpeza pública nos sete municípios do litoral do Estado. O reforço será realizado durante a Operação Verão 2012/2013, que vai de 16 de dezembro a 18 de fevereiro.
A expectativa é que cerca de 2 milhões de pessoas circulem pelas praias no período. Para atendê-las, órgãos públicos estaduais preparam o plano de ações para a temporada em Pontal do Paraná, Paranaguá, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Guaraqueçaba.
Os investimentos se concentraram nas áreas de serviço. "Vamos enviar ao Litoral uma grande estrutura para melhorar os serviços e garantir tranquilidade e conforto dos veranistas. Assim como no ano passado, vamos fazer um trabalho de qualidade", afirmou o governador Beto Richa (PSDB).
A Secretaria da Segurança Pública estuda a quantidade de agentes que serão enviados na operação, que deve contar com alunos-soldados, em estágio operacional. Haverá acréscimo de policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos. No ano passado, o governo atuou com 2 mil agentes. Está prevista a retirada de presos das delegacias do litoral. Um helicóptero será enviado à região exclusivamente para o resgate e salvamento.