Paraná

Globo Cabo testa TV interativa

11 mai 2001 às 10:14

A Globo Cabo, maior operadora de TV por assinatura do país, e a Microsoft anunciaram uma parceria para inciar os testes de televisão digital interativa no Brasil. O Bradesco também participa do projeto e vai oferecer serviços bancários pela TV.

Os testes serão feitos com 250 assinantes do serviço NET da Globo Cabo na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. A Microsoft e a NSD entram com os softwares e estrutura necessária para viabilizar o serviço e a Globo Cabo fornece sua infra-estrutura de rede, que atinge 67 cidades do país. Valores de investimentos não foram divulgados pelas empresas.


"Os aparelhos dependem de softwares, por isso investimos em TV", afirmou Oswaldo Barbosa de Oliveira, diretor de negócios online da Microsoft - que é acionista minoritária da Globo Cabo. "Não é colocar a TV em um PC. Vamos aplicar o software à experiência de TV", disse Alan Yates, Vice-presidente de vendas e marketing da Microsoft TV.


Com o projeto de TV interativa, o usuário consegue melhor definição de som e imagem, mudar a posição de câmeras e ver cenas de diferentes ângulos, começar a usar o T-commerce (comércio eletrônico via TV) e realizar transações bancárias. Também é possível acessar a internet em banda larga, mas, segundo Moisés Plucinnik, CEO da Globo Cabo, essa não é a aplicação prioritária para a televisão. "A experiência do usuário na TV e no PC é diferente", afirmou.


O acesso à TV interativa será feito por meio de uma set top box (caixa digital) fornecida pela Samsumg. Pluciennik avalia que o produto pode estar disponível para o público em geral no fim deste ano ou em 2002. "Os assinantes atuais poderão migrar do aparelho analógico para o novo device", disse o CEO da Globo Cabo.


< Leia mais>XML será a próxima revolução da Web


Continue lendo