A Gibiteca de Curitiba, primeira biblioteca brasileira especializada em história em quadrinhos e importante centro nacional formador de profissionais nessa área, está completando 20 anos de existência. O espaço, além de promover o empréstimo de gibis, abrange outras iniciativas, entre elas cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos e encontros de RPG, envolvendo o que há de melhor na produção brasileira e internacional.
Para comemorar o aniversário desse espaço, que reúne ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes e simples amantes dos quadrinhos, a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma festa aberta ao público. A programação tem início às 20h desta sexta-feira, no Centro Cultural Solar do Barão.
Exposições de trabalhos realizados por cartunistas curitibanos, mais a mostra "Samurai Erótico" com quadrinhos da revista "Maria Erótica", de Claudio Seto, tomam conta do Museu da Gravura, a partir das 20h de sexta-feira. No sábado e no domingo, as salas da Gibiteca abrigam workshops, palestras e mesa redonda sobre Histórias em Quadrinhos, além de Feira de Fanzines que reúne publicações assinadas por artistas de Curitiba. No próximo dia 28 de setembro, será aberta no MuMA – Museu Metropolitano de Arte a mostra "Gibis Raros", com exemplares do acervo da Gibiteca.
Confira os horários, locais e atrações da festa no site da prefeitura de Curitiba: www.curitiba.pr.gov.br/pmc/agencia/index.asp
A Gibiteca fica no Centro Cultural Solar do Barão, na Rua Carlos Cavalcanti, 533. O horário de visitas é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. A entrada é franca.