Jovem Dionísio
As empresas com presença global estão diante de um grande desafio: lidar com a crescente complexidade de se criar conteúdo para tipos variados de mídia e gerenciar o fluxo dessas informações através de uma infra-estrutura única. Este foi o tema de uma palestra ministrada ontem (24/09) por John Van Siclen, vice-presidente da Interwoven, durante a Seybold, em San Francisco.
Segundo o executivo, o gerenciamento e a criação de conteúdo evoluíram muito desde o final dos anos 90, quando existiam apenas três canais principais para distribuir as informações: papel, Web e vídeo. "Em 1997, eram poucos os canais e eles acabavam sendo gerenciados com focos separados. Não havia necessidade de se coordenar essas três áreas", comentou Van Siclen.
Com a explosão em número de canais nos quais os criadores de conteúdo podem buscar audiência, no entanto, esse cenário mudou. "Hoje, essa questão representa um desafio e tanto para as 5000 maiores empresas globais desse planeta", acrescentou. O executivo apontou a disponibilidade de telefones inteligentes, tv interativa, PDAs e sistema de voz entre muitos outros novos canais de comunicação disponíveis para se distribuir informações.
Van Siclen acredita que esse cenário tende a se expandir consideravelmente à medida em que as pessoas comuns vão se envolvendo diretamente na contribuição de conteúdo. Para resolver esse dilema, o executivo enfatiza a necessidade por uma infra-estrutura que agregue quatro fundamentos: colaboração, gerenciamento, inteligência e distribuição de conteúdo.
A colaboração é necessária para coreografar o trabalho dos que contribuem com o conteúdo, permitindo que as informações sejam facilmente encaminhadas para todos os tipos de mídia. "Gerenciamento diz respeito a disponibilizar as informações digitais no formato XML e reutilizá-las através de canais múltiplos", informou. A inteligência, continua o executivo, refere-se à inserção de metadados para dar contexto ao conteúdo.
De um modo geral, o que as empresas precisam resolver sobre as questões de integração de mídia é gerenciar o conteúdo para uso não só na Web. "A idéia é prover uma infra-estrutura de forma automática que sirva para vários canais de comunicação", finalizou Van Siclen.
Segundo o executivo, o gerenciamento e a criação de conteúdo evoluíram muito desde o final dos anos 90, quando existiam apenas três canais principais para distribuir as informações: papel, Web e vídeo. "Em 1997, eram poucos os canais e eles acabavam sendo gerenciados com focos separados. Não havia necessidade de se coordenar essas três áreas", comentou Van Siclen.
Com a explosão em número de canais nos quais os criadores de conteúdo podem buscar audiência, no entanto, esse cenário mudou. "Hoje, essa questão representa um desafio e tanto para as 5000 maiores empresas globais desse planeta", acrescentou. O executivo apontou a disponibilidade de telefones inteligentes, tv interativa, PDAs e sistema de voz entre muitos outros novos canais de comunicação disponíveis para se distribuir informações.
Van Siclen acredita que esse cenário tende a se expandir consideravelmente à medida em que as pessoas comuns vão se envolvendo diretamente na contribuição de conteúdo. Para resolver esse dilema, o executivo enfatiza a necessidade por uma infra-estrutura que agregue quatro fundamentos: colaboração, gerenciamento, inteligência e distribuição de conteúdo.
A colaboração é necessária para coreografar o trabalho dos que contribuem com o conteúdo, permitindo que as informações sejam facilmente encaminhadas para todos os tipos de mídia. "Gerenciamento diz respeito a disponibilizar as informações digitais no formato XML e reutilizá-las através de canais múltiplos", informou. A inteligência, continua o executivo, refere-se à inserção de metadados para dar contexto ao conteúdo.
De um modo geral, o que as empresas precisam resolver sobre as questões de integração de mídia é gerenciar o conteúdo para uso não só na Web. "A idéia é prover uma infra-estrutura de forma automática que sirva para vários canais de comunicação", finalizou Van Siclen.