Paraná

"Gato por Lebre" volta a Curitiba

06 fev 2001 às 11:06

Um dos espetáculos mais aplaudidos no Festival Espetacular de Teatro de Bonecos e no projeto Férias Animadas do ano passado, "Gato por Lebre", de Jorge Miyashiro, volta ao palco hoje à tarde. Criada há dois anos, a peça é baseada numa lenda japonesa.

Utilizando seis bonecos de luva chinesa, o próprio diretor manipula os personagens durante os 45 minutos de apresentação. A trama se passa numa aldeia do Japão medieval, onde corajosos samurais se aterrorizavam com um simples miado de gato na floresta.


"Há um grande mistério porque os que ouvem o miado do gato fantasma começam a desaparecer misteriosamente da aldeia", explica a sonoplasta da montagem Luciana Aliberti Miyashiro.


Apesar do suspense, o espetáculo também tem muito de comédia e aventura, além de permitir a reflexão. "Um dos personagens é um mestre que ensina a praticar artes marciais sem violência", comenta Luciana.


Na trilha sonora, uma mescla perfeita entre música instrumental e japonesa é complementada por sons de tambor. A responsabilidade de toda a parte sonora do espetáculo é de Luciana, casada com Jorge. Ambos formam a companhia Miyashiro Teatro de Bonecos, criada há dois anos. "Gato por Lebre" é a primeira montagem de tal grupo.


Com longa experiência em teatro de bonecos, Jorge Miyashiro trabalhava anteriormente com Manoel Kobachuk, com quem montou "Surpresa". O espetáculo foi apresentado em vários festivais locais e nacionais.


Na opinião de Luciana, o projeto "Férias Animadas" é importantíssimo para toda a classe bonequeira do Paraná. "Nesta época do ano, o teatro de bonecos ficaria totalmente sem opções de espaços para se apresentar", comenta. O "Férias Animadas", segundo ela, ajuda a divulgar o trabalho dos artistas e a "chamar" o público para dentro dos teatros.

O espetáculo "Gato por Lebre", de Jorge Miyashiro, será apresentado hoje, às 17 horas, no Guairinha, dentro da programação do projeto "Férias Animadas". No mesmo palco, às 10 horas, será exibido "Coração Dilacerado", de Ailton Silva Carú. Os ingressos custam R$ 1,00.


Continue lendo