Integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu desarticularam nesta quinta-feira (4), durante a Operação Satétite, um grupo criminoso que praticava roubo de cargas no estado.
Foram presas dez pessoas, uma em flagrante por posse irregular de arma de fogo e outras nove em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo Juízo da comarca de Realeza. No total, foram expedidos 19 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão.
Foram mais de seis meses de investigações que levantaram indícios de que os investigados, travestidos de comerciantes, agentes de frete e caminhoneiros, contratavam o transporte de mercadorias, simulavam o roubo das cargas e as comercializavam por até 30% do seu valor real. Para dar aparência de legitimidade para as vítimas - seguradoras ou contratantes - os investigados corrompiam policiais para que fizessem a lavratura de boletins de ocorrência.
Durante as investigações, constatou-se que os criminosos desviaram cargas no valor aproximado de R$ 3 milhões, sendo que, desse montante, cerca de R$ 2 milhões foram recuperados, com a prisão de cinco integrantes da quadrilha.