A fumaça que é expelida por causa de um incêndio em São Francisco do Sul (SC) chegou ao Paraná nesta quinta-feira (26), mas não causou danos nas cidades do Litoral. Segundo o Corpo de Bombeiros, a fumaça passou pelas cidades como se fosse uma névoa sem prejudicar a saúde da população.
De acordo com o tenente Tadeu Perpétuo Nunes Filho, do Corpo de Bombeiros, a fumaça está cada vez mais fraca e chegou ao Paraná com potencial de componentes químicos mais fraco. "Quanto mais a fumaça se espalha gradualmente a toxidade vai se perdendo. Ela também não chegou a invadir a cidade. As pessoas até sentem um pouco de odor, mas sem riscos", comenta.
A rede municipal de saúde recebeu algumas pessoas com sintomas de irritação ou problemas supostamente causados pela fumaça na quarta-feira (25), mas nada se confirmou. Segundo o tenente, as pessoas tinham esse sintoma por autossugestão, que ocorre quando uma pessoa pensa que é afetada por uma causa externa. Porém, até a tarde desta quinta, não havia registros de pessoas de fato atingidas pela fumaça.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Paraná e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mantêm o monitoramento da situação nas cidades litorâneas. Equipes dos Bombeiros e do Graer (Grupo Aéreo da Polícia Militar) sobrevoam o espaço aéreo de Guaratuba para ter noção de como se comporta a fumaça na chegada ao Paraná. "Depois disso poderemos ter noção se a fumaça pode ou não descer até a cidade", conta o tenente.