O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, vai oficializar ao governador do Paraná, Beto Richa, um pedido para que o subsídio ao transporte coletivo da Capital seja mantido por mais 12 meses, até 2014. Nesta sexta-feira (4), Richa informou, em seu perfil no twitter, que manteria até maio de 2013 o subsídio.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito agradeceu ao governador por manter o subsídio até maio, mas diz que vai pedir oficialmente a renovação por mais um ano. No mês de maio termina o prazo iniciado em 2012 que mantinha o primeiro ano de subsídio ao transporte público.
Segundo a prefeitura, o provável aumento da tarifa de ônibus será definido de acordo com alguns fatores, como a data-base dos motoristas e cobradores em fevereiro, o fim da dupla jornada de motoristas em microônibus - que já foi sancionada, mas a Urbanização de Curitiba (Urbs) e as empresas de ônibus precisam fazer readequações para colocar a Lei em prática - e a renovação da frota.
Na quarta-feira (2), o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Curitiba (Setransp) divulgou nota em que diz ser contra o aumento da tarifa de ônibus na capital, por quanto mais cara, segundo o Sindicato, a tarifa faz com que as pessoas de afastem do transporte público. O Setransp defendeu um subsídio por parte do poder público para ajudar o transporte coletivo.