Um grupo de vereadores de Curitiba entregou nesta quinta-feira (5) ao prefeito Gustavo Fruet o relatório final da CPI do Transporte Coletivo da cidade. O relatório contém as análises sobre a tarifa e investigações, além de sugestões sobre a redução do preço da passagem de ônibus.
O documento vai se somar a outros produzidos pela Comissão de Análise da Tarifa e pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC), que já haviam constatado irregularidades na licitação do transporte feita em 2009. Segundo o prefeito, a intenção é fornecer todas as informações solicitadas.
Quero reiterar o compromisso de melhorar o sistema público de transporte e dar transparência à aplicação dos recursos públicos na cidade. A prefeitura já disponibilizou todos os contratos no site da Urbs", exemplificou Fruet.
Sobre a redução da tarifa, Fruet disse que é necessário que o governo do Paraná assuma a responsabilidade pela gestão do transporte metropolitano, que atualmente segue gerido pela Urbs nas 13 cidades da Rede Integrada de Transporte (RIT). Caso contrário, seria necessário renovar o subsídio concedido pelo governo do estado.
"Formalizamos em outubro o pedido de renovação do subsídio e, à Comec, solicitamos a licitação do sistema da Região Metropolitana. Se a tarifa para o usuário for mantida em R$ 2,70, só com a inflação o furo será de R$ 145 milhões", disse Fruet.