O governo estadual entregou nesta terça-feira 58 novas camionetes para o reforçar o trabalho da Polícia Militar. O governador Roberto Requião (PMDB) também anunciou uma nova política para aquisição de veículos do Estado, principalmente os usados pelas polícias.
"Usaremos a mesma filosofia das locadoras de automóveis e renovaremos a frota a cada dois anos, aproximadamente, reduzindo o custo de manutenção", afirmou o governador.
De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, as camionetes entregues representam 40% da frota atual do mesmo tipo de veículo e serão utilizadas nas cidades que apresentam o maior índice de criminalidade.
As 18 camionetes Blazer serão direcionadas para a Companhia de Choque, em Curitiba, e as demais, Nissan Frontier, deverão aumentar e renovar as frotas dos batalhões do Interior. Doze delas irão para Londrina. "Acreditamos que ainda nessa semana possamos fazer essa entrega", planeja o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
"As [viaturas] que circulam atualmente são da frota de 87 e, com esses novos carros, temos condições de aplicar melhor a segurança, na qualidade e quantidade", disse o capitão Rui Rota da Purificação, subcomandante da Companhia de Choque.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Comunicação, atualmente, um veículo usado para o trabalho policial tem 15 anos de vida útil. Esse prazo consome em manutenção e reposição de peças mais recursos que a compra de novos veículos.
"Conseguiremos adquirir veículos com desconto maior, pela compra em frotas, e revenderemos por meio de leilão antes do término da garantia", explicou Requião, acrescentando que a renovação se dará alguns meses antes de a garantia vencer.