A frente fria que avança pelo extremo Sul do país reforça a ocorrência de chuva forte em toda a região durante esta quinta-feira (26). O meteorologista Cesar Duquia, do Instituto Tecnológico Simepar, informou que um aglomerado de nuvens formado na Argentina se desloca para a Região Sul, atingindo principalmente o Rio Grande do Sul. A fronteira oeste deve ser a mais atingida.
"Pela manhã ventos de até 70 quilômetros por hora já atingiram a região e à tarde a situação pode ser ainda mais crítica", alerta. No Paraná deve chover à tarde. "O estado deve ser atingido por ventos e tempestades, porém em pontos isolados", afirmou o meteorologista.
No Rio Grande do Sul, até agora a Defesa Civil enviou aos municípios atingidos pelos temporais no estado 3.840 cestas básicas, 50.440 telhas, 650 kits de limpeza, e 1.870 kits com colchões, cobertores, travesseiros e lençóis. Oito pessoas morreram e 52 cidades gaúchas decretaram situação de emergência devido às chuvas dos últimos dias.
Ontem (25), a região de Progresso foi atingida por uma tempestade, causando prejuízos incalculáveis, na avaliação da Defesa Civil. A velocidade do vento ultrapassou os 100 quilômetros por hora. Várias casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas e retorcidas pela força do vento. Um pavilhão de mil metros quadrados teve a cobertura arrancada. Apesar da força do vento, não houve registro de feridos com gravidade.
No estado, 10.996 pessoas estão desalojadas, 4.126, desabrigadas e 12.332 residências foram danificadas pelas chuvas.