O município de Foz do Iguaçu recebe nesta sexta-feira, em Roma, o prêmio Reader's Choice Award & Hot List First Choice, como o mais belo destino turístico do mundo em 2002. O prêmio internacional é concedido pela revista italiana Condé Nast Traveller, que na sua última edição destinou 16 páginas ao Brasil, mais especificamente para Foz do Iguaçu.
O prêmio será recebido pela brasileira Bárbara Chevalier, em nome da comunidade de Foz do Iguaçu. Ela é repreentante, na Itália, do Programa Visit Brasil, que tem por objetivo divulgar os pontos turísticos brasileiros no exterior.
A revista Condé Nast é especializada em reportagens sobre cultura, turismo e economia, tendo como principal objetivo promover destinos especiais na melhor mídia internacional. A revista tem uma tiragem de 40 mil exemplares destinados ao público classe A, na Europa.
"Estamos comemorando essa premiação", afirma Marcelo Valente, diretor do Iguassu Convention And Visitors Bureau (ICVB), fundação que congrega empresários de todos os segmentos de turismo de Foz. Segundo Valente, o próximo passo é colocar Foz do Iguaçu como o grande destino turístico da década.
Foz do Iguaçu concorreu com destinos como Pantanal e Rio de Janeiro e foi vitoriosa na avaliação da revista. Um dos mais procurados passeios turísticos de brasileiros e estrangeiros, Foz do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, divisa com Paraguai e Argentina, abriga o Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio da Humanidade em 1986. No Parque, o maior espetáculo são as Cataratas do Iguaçu, com 2.700 metros de largura e até 72 metros de altura.
Em novembro do ano passado três jornalistas da revista Condé Nast Traveller estiveram em Foz do Iguaçu para avaliar todo esse conjunto de beleza natural. O Iguassu Bureau foi o responsável pela recepção aos profissionais.
Durante três dias, os jornalistas avaliaram toda a infra-estrutura turística da cidade, visitando hotéis, restaurantes e outros pontos de atendimento aos visitantes. Eles também fizeram visitas e sobrevôos às Cataratas do Iguaçu e ao Parque Nacional do Iguaçu. Também percorreram a trilha do Macuco Safari, dentro do Parque, que termina com um passeio de barco, até bem próximo às cataratas.