Paraná

Fortes chuvas causam estragos no Paraná

06 mar 2010 às 15:40

Conforme a Defesa Civil, as fortes chuvas que caíram no final da noite desta sexta-feira (5) e madrugada de sábado (6) causaram vários estragos em diversas regiões do Paraná e deixaram, ao menos, 100 desalojadas e 25 desabrigadas.

As cidades mais atingidas foram Campo Largo, Lapa e Santo Antônio do Sudoeste. Conforme a Defesa Civil, o alagamento deixou 100 pessoas desalojadas em Campo Largo. Em Lapa, a ponte que corta o rio Passa Dois não resistiu e caiu. Já em Santo Antônio do Sudoeste a tempestade veio acompanhada com chuva de granizo que danificou 97 casas.


A capital do Estado também foi atingida e 23 casas ficaram alagadas. Outra cidade do Paraná que sofreu com a chuva foi Ponta Grossa onde 17 casas foram destelhadas e uma foi atingida por uma árvore que caiu.


Mais chuvas – De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Paraná terá fortes chuvas até terça-feira, dia 9. Além do Estado, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também poderão ser atingidos pelas tempestades.


Segundo o órgão, as chuvas irão se intensificar na segunda-feira.


PALMEIRA
A forte chuva ocorrida na região dos Campos Gerais prejudicou o abastecimento de água na cidade de Palmeira. Com a chuva, areia e outros sedimentos foram arrastados pelo leito do Rio Pugas e depositados na barragem, prejudicando a captação e o tratamento da água.


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está trabalhando desde as primeiras horas da manhã na dragagem desse material, porém os moradores de Palmeira podem sofrer falta de água durante este sábado (6), principalmente aqueles que não possuem caixa d´água em seus imóveis.

Até que o sistema de abastecimento de água esteja normalizado, a Sanepar solicita a todos os moradores de Palmeira que utilizem a reserva de suas caixas d´água apenas para atividades essenciais, adiando serviços domésticos que demandem grande quantidade de água, como lavagem de calçadas e roupas.


Continue lendo