Paraná

Força Verde apreende aves silvestres em cativeiro no PR

01 dez 2009 às 17:04

Policiais da 2ª Companhia de Polícia Ambiental (Força Verde) realizaram a maior apreensão de animais silvestres em cativeiro na região de Cianorte. Na operação Caápua, foram apreendidas 60 aves de diversas espécies. As abordagens foram feitas após denúncias anônimas.

"A população participou ativamente desta operação realizando diversas denúncias que contribuíram largamente com trabalho policial", afirmou o tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.


Três homens foram responsabilizados pelos cativeiros e responderão a processo por crimes ambientais. Foram lavrados autos de infração no valor de R$ 500 por aves. "Esse valor pode chegar a R$ 5 mil caso algum dos animais esteja inserido na lista oficial de animais ameaçados de extinção", ressaltou o capitão Hilberaldi Correia de Lima.

Dentre as espécies que foram recuperadas havia Trinca-ferro, Sabiá, Papagaio, Canário da terra, Coleira brejo, Azulão, Melro, Sangrinho e Canário papa-capim. Todos animais foram encaminhados para o Parque Cinturão Verde, em Cianorte. "Essas espécies estão em perfeitas condições físicas e poderão ser inseridas em seu habitat natural novamente", afirmou. Já os animais feridos foram encaminhados para o Centro de Triagem em Rio Branco do Sul, para serem tratados e depois reinseridos no meio ambiente (com pr.gov.br).


Continue lendo