O Projeto Sonora Brasil - Circuito Nacional de Música, apresenta nos Sesc de Curitiba, Paranavaí, Umuarama e Maringá, de hoje ao dia 3 de agosto, o grupo "A Parte", de Alagoas. O espetáculo "Guerreiros e Torés" mostra canções e danças dos grandes mestres da cultura popular alagoana.
No programa, a música brasileira é retratada em suas raízes. A primeira parte traz um apanhado sobre o "Toré" e uma melodia do "Caboclinho", e a segunda, um resumo do Índio Peri, do Guerreiro. Os instrumentos são oriundos da música escrita e da tradição oral.
O Guerreiro é um folguedo popular alagoano de inspiração indígena que apresenta danças, cantos e entremeios dramáticos, exibe representações de cenas de caça e guerra. O Toré mostra ritmos que têm relação com a espiritualidade e a natureza, e são sempre cantados e dançados em momentos em que todos se divertem, brincam e louvam, sempre comandados pelo apito e a maracá e é dançado em forma de circulo por homens e mulheres que cantam em português, mas utilizando expressões indígenas e marcados pela sequência de cantigas de melodias simples.
O grupo "A Parte" foi formado ano passado, para desenvolver o processo de pesquisa, realizado pelo cravista Gustavo Quintela, sobre a música do Guerreiro Alagoano e tem apoio da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas. Sua principal intenção é registrar musicalmente as canções desse folguedo. O grupo foi pré-selecionado pelo projeto Itaú Cultural - Rumos e Tendências e ficou entre os 30 melhores da região Nordeste e entre os trezentos de todo o País.
Serviço: Projeto Sonora Brasil, hoje, no Salão de Eventos do Sesc Centro, Curitiba (Rua José Loureiro, 578, tel: 233-7422); dia 1º de agosto, no Sesc Paranavaí (local a confirmar); dia 2 de agosto, no Salão de Eventos do Sesc Umuarana (Rua Domingos de Paula, 2700) e dia 3 de agosto, no Salão de Eventos do Sesc Maringá (Rua lauro Eduardo Werneck, 531), sempre às 20 horas, Ingressos a R$ 5,00 e R$ 3,00 (comerciários e dependentes).