Paraná

Fogo já destruiu 30% do Parque Nacional de Ilha Grande

24 set 2003 às 11:10

Ainda está fora de controle o fogo que atinge desde domingo a vegetação nativa do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul.

Bombeiros, voluntários e funcionários de prefeituras da região e da hidrelétrica de Itaipu ganham nesta quarta reforço de soldados do Exército de Guaíra, que auxiliarão no combate ao incêndio. Cerca de um terço da área do parque já foi destruída pelo incêndio,que é o maior nos últimos quatro anos.


Já foram destruídos cerca de 5 mil hectares, segundo avaliação da direção do parque. De acordo com a diretora Maude Nancy, será feito um vôo de reconhecimento que determinará com exatidão a área atingida.


Animais como cobras, tatus e ratões de banhado estão morrendo, porque não conseguem fugir. Apenas animais grandes, como os cervos do pantanal, conseguem fugir.

Técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão desbastando parte do terreno e trabalham com a expectativa que o vento não mude de direção, pois há risco de que o fogo destrua toda a Ilha Grande, a maior da reserva.


Continue lendo