A Empresa de Transporte de Valores Proforte prometeu à Polícia Civil entregar entre hoje e amanhã cópias de vídeos que captaram o assalto, ocorrido em sua sede em Curitiba, no último dia 18. As imagens estavam armazenadas nos computadores da empresa em São Paulo, que são interligados com as câmeras do circuito interno instaladas no prédio da Capital. Junto com o material, a Proforte pretende encaminhar fichas de funcionários e ex-funcionários, solicitadas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). No assalto, foram roubados R$ 6,329 milhões, além de 32 pessoas foram sequestradas pelo bandidos.
Com informações das imagens de vídeos, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) pretende reconvocar os gerentes da empresa - Gerson Pires, Wanderlei Ortega e Odival Wolter - e o motorista Leonildo Gerônimo Ivasko. que foram sequestrados e obrigados a participar do assalto. No depoimento do gerente-geral Gerson Pires, ele foi obrigado a entrar na empresa, enquanto a sua mulher estava sendo ameaçada por um dos ladrões.
Para o delegado adjunto do Cope, Aparecido Rodrigues, as imagens poderão acrescentar novos fatos nas investigações. Apesar de importante, Rodrigues estranha que somente cinco dias depois do assalto o setor de segurança da Proforte lembrou que as imagens poderiam estar no computador. Além disso, a empresa de segurança estaria demorando para enviar o material.
A Folha procurou a representante da empresa em São Paulo, Waldemar Martins Lisboa Júnior, mas ele informou que essas informações deveriam ser repassadas pela administração em Curitiba. Em Curitiba, foi pedido para procurar o advogado Júlio Cesar de Liz, que tinha viajado para São Paulo.
Goiânia
Além das fitas de vídeos, o Cope pode receber parte do dossiê levantado pelo delegado de Furtos e Roubo de Goiânia, Jorge Moreira. Segundo Moreira, esta semana os policiais goianos podem apresentar provas que possam ajudar as investigações no Paraná. Uma semana antes do assalto em Curitiba, um roubo semelhante foi realizado na Proforte da capital de Goiás.