Paraná

Fiscalização da soja transgênica será reforçada

20 out 2004 às 17:27

Em entrevista ao Canal Rural e ao programa Globo Rural, na terça-feira, o governador Roberto Requião voltou a afirmar que o Porto de Paranaguá não vai exportar soja transgênica e que a fiscalização da Secretaria da Agricultura está sendo reforçada neste ano.

Requião informou que o Paraná tem 380 mil propriedades rurais e, segundo o Ministério da Agricultura, 574 agricultores assinaram o Termo de Responsabilidade e Ajustamento de Conduta para plantar soja transgênica.


No entanto, o Ministério se nega a identificar esse produtores alegando "segredo comercial", o que força o Governo a reforçar a fiscalização. Para o governador, a Medida Provisória que permite que a soja transgênica colhida na safra 2004/2005 seja comercializada até o dia 31 de janeiro de 2006 não oferece segurança nenhuma aos agricultores.


Sobre o transporte de sementes geneticamente modificadas pelo Estado, o governador esclareceu que "não está e nunca esteve proibido o transporte da soja transgênica, desde que ela esteja lacrada, segregada, identificada e o destino não seja o Paraná".

Informações da AEN


Continue lendo