Paraná

Fiscal é afastado após usar carros de prefeitura para passear

07 jan 2015 às 08:48

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu (Oeste) afastou um fiscal com 16 anos de serviço por ter utilizado, durante uma semana, dois veículos da Vigilância Sanitária para interesses pessoais. Os veículos, um Celta e uma Kombi, foram flagrados atravessando as aduanas paraguaia e argentina fora de horário de serviço, durante a semana do Ano Novo.

De acordo com o secretário da pasta, Charlles Bortolo, o funcionário, que não teve o nome divulgado, confessou o uso e pode ser até exonerado ao fim do processo administrativo instaurado. O fiscal concursado da prefeitura está há dez anos cedido para a Vigilância Sanitária.


Ainda segundo Bortolo, ele permaneceu com a posse dos dois veículos de terça-feira, 30 de dezembro, até domingo, 4 de janeiro. Neste período, circulou cerca de 600 quilômetros com o Celta e outros 300 com a Kombi. "Ele entrou na Vigilância Sanitária fora da escala de trabalho e pegou as chaves, mas os documentos ficam guardados em outro lugar e ele não levou. Circulou com os carros sem a documentação", diz.


O secretário conta que o funcionário admitiu ter usado os carros para "passear com a família". A prefeitura vai solicitar imagens captadas por câmeras da Polícia Federal instaladas nas aduanas do Brasil nas fronteiras com Paraguai e Argentina para verificar quem mais estava nos veículos e se outras pessoas também conduziram os carros da administração.


Câmeras da aduana paraguaia filmaram o veículo parado fora do Brasil, mas moradores de Foz também tiraram fotos dos veículos e postaram em redes sociais.

É o caso da vendedora Daiana Feitoza, que registrou imagens da Kombi atravessando a ponte Tancredo Neves, que dá acesso à Argentina, na noite do dia 2 de janeiro. "O carro veio pela pista lateral e pediu para entrar na nossa frente. Foi quando meu marido sugeriu para eu fazer a foto porque aquilo (veículo oficial rodando fora do horário de serviço) é irregular."


Continue lendo