A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através de sua procuradoria jurídica, obteve deferimento de liminar em mandado de segurança coletivo impetrado contra a greve dos servidores do Ibama no Porto de Paranaguá.
A liminar, concedida na terça-feira (26), determina que o Ibama mantenha pelo menos 50% de seus servidores atuando no escritório de Paranaguá e concede um prazo de dois dias úteis para os despachos aduaneiros. A mesma medida prevê multa ao servidor responsável pela estrutura do órgão em Paranaguá em caso de descumprimento da determinação judicial.
De acordo com a procuradoria jurídica da Fiep, o mandado de segurança foi impetrado para atender a um pedido dos sindicatos empresariais que representam indústrias exportadoras e importadoras.
Segundo o procurador jurídico da Fiep, Marco Antonio Guimarães, estas empresas exportam madeira e produtos derivados e também importam alguns insumos e componentes e a paralisação das mercadorias no Porto vinha causando prejuízos.
No ano passado, a Fiep também ajuizou mandado de segurança contra a greve dos servidores do Ibama e também dos servidores da Receita Federal no Porto de Paranaguá com decisão favorável nos dois casos.
As informações são da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.