Paraná

Festas de fim-de-ano aumentam volume de lixo

31 dez 2007 às 12:18

Durante as festas de Ano-Novo, o volume de lixo gerado no litoral paranaense aumenta consideravelmente. O número de pessoas que buscam as praias do Estado para passar essa época do ano chega a aumentar vinte vezes, fazendo com que o consumo também seja maior. Para garantir o recolhimento desta demanda de lixo gerado, sem causar desconforto aos veranistas, a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) pede que a população fique atenta para os horários de coleta de lixo.

A coleta dos resíduos domiciliares é feita diariamente. Para os bairros mais próximos dos centros dos balneários a coleta acontece todo o dia, das 7h às 18h. Já para os bairros mais afastados a coleta é feita em dias alternados no mesmo horário. O aconselhável é que o morador procure deixar nas lixeiras o volume durante a noite, garantindo a coleta no outro dia.


Segundo a AEN, para a Ilha do Mel foram contratados 25 agentes ambientais que estão reforçando o recolhimento nas praias de Brasília e Encantadas.

Para facilitar a temporada dos veranistas o Instituto Ambiental do Paraná instalou em todo o litoral cerca de 400 lixeiras, que contam com espaços para lixo orgânico e reciclável. Além disso, 10 mil mini-lixeiras estão sendo distribuídas para quem freqüenta a praia.


Continue lendo