Foram abertas no último domingo, no Jardim Botânico de Curitiba, as comemorações da Semana do Meio Ambiente.Música e exposições de fotos e vídeos sobre a questão ambiental marcaram o início da série de eventos, programados para toda a semana.
Cerca de 300 pessoas, entre curitibanos e visitantes da capital, acompanharam o show de Chorinho do Grupo Instrumental do conservatório de MPB da capital. Depois, os meninos e meninas do Coral do Piá Ambiental fizeram apresentação.
Às 11h, foi aberta a exposição de fotos sobre meio ambiente. A mostra está instalada no Museu Botânico, ao lado da estufa. À tarde, foi aberta ao público a Videoteca do Museu Botânico, com filmes e vídeos sobre meio ambiente e conservação.
Nesta segunda-feira, às 10h, no Bosque Alemão, serão homenageadas 12 pessoas e entidades que, por sua participação comunitária, fizeram a diferença no trato com a natureza.
Às 15h haverá Plantio Comunitário ao longo do rio Campo Comprido, em Santa Felicidade, para recuperação da mata ciliar, com a participação da comunidade e alunos das escolas municipais localizadas no entorno do rio.
Na terça-feira será aberta a Feira do Meio Ambiente, na Avenida Luiz Xavier, reunindo organizações públicas e privadas e a troca de mudas de flores e árvores nativas por agasalhos que serão repassados à Fundação de Ação Social. Às 15h, apresentação do coral do Piá Ambiental na Boca Maldita.
Na quarta-feira, às 10h, haverá plantio comunitário no Bosque dos 300 Anos, que receberá mais de mil mudas de árvores nativas e iluminação.
Às 15h, outra ação de recuperação de mata ciliar com a ajuda de moradores e alunos de escolas municipais e estaduais. Desta vez será na rua Coronel José Luiz dos Santos, no Boqueirão, com o plantio ao longo de um afluente do rio Belém, que receberá 500 mudas de nativas.
Na quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, a comemoração terá um grande mutirão comunitário para a recuperação da mata ciliar das margens do Rio Iguaçu. O plantio será feito com 1.600 mudas de árvores nativas e 10 quilos de sementes. Para comemorar o mutirão, a Vila Irai, para onde foram relocados os moradores da Vila Yasmin, ganham duas pracinhas para o lazer das crianças.
A partir das 14h, na Praça Plínio Tourinho, será implantado o projeto ReciclAção. Serão promovidas atividades de educação ambiental. Ainda na praça, haverá o lançamento de quatro selos postais especiais enfatizando um tema comum aos países do Mercosul: Reciclagem e Artesanato.
Paralelamente às atividades da Praça Plínio Tourinho, será realizado, também às 14h, no Jardim Terra Santa, o programa Câmbio Verde Especial, que troca lixo por hortigranjeiros.
Na sexta-feira será inaugurado o recinto do papagaio-de-cara Roxa, no Zoológico. O local faz parte de um projeto voltado a viabilizar a reprodução em cativeiro do papagaio-de-cara-roxa, espécie brasileira ameaçada de extinção, que habita principalmente a Mata Atlântica Paranaense.
No Parque Barigüi, das 8h às 9h30 e das 16h30 às 18h, o ornitólogo Pedro Scherer Neto estará conduzindo voluntários, que tenham binóculos, para uma sessão de observação de aves pela Trilha da Vida, localizada na mata nativa existente naquela área.
No sábado a programação da Semana do Meio Ambiente será encerrada com plantio comunitário na avenida Henry Ford, no Portão e apresentação da Banda Lyra na Boca Maldita, pela manhã.