Paraná

Ferrovia da Serra do Mar será liberada na 2ª

07 ago 2004 às 11:23

Há mais de vinte dias interrompida em função de um descarrilamento de 35 vagões carregados com milho e farelo, a ferrovia da Serra do Mar estará liberada nesta segunda-feira. A América Latina Logística (ALL) deve voltar a operar o trecho, entre Curitiba e Paranaguá, apenas para o transporte de cargas.

Em função do acidente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) embargou a operação da empresa. A ALL só teve a liberação para o retorno das atividades depois da adesão ao Termo de Ajuste e Conduta (TAC), que foi assinado nesta sexta-feira na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


Entre os termos estabelecidos no TAC estão a obrigatoriedade da empresa em apresentar uma análise de risco ambiental do trecho, pois a empresa protagonizou dois acidentes só este ano, que atingiram os rios da região da Serra do Mar.


De acordo com o diretor de Controle de Recursos Ambientais do IAP, o órgão vai exigir a aprovação do projeto de restauração da Ponte São João, onde aconteceu o acidente, com parecer da Secretaria de Estado de Cultura. A ALL terá prazos diferenciados para cumprir cada uma das exigências do TAC, que variam de 30 a 120 dias.

Caso haja descumprimento de algum desses prazos, a empresa será multada em R$ 10 mil por dia.


Continue lendo