O feriado prolongado de Páscoa deve levar cerca de 200 mil pessoas às praias do Paraná. A previsão é do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Litoral (Sindilitoral), e se baseia no calor predominante, no movimento registrado nos finais de semana depois da temporada e também nas promoções dos grandes hotéis. Há estabelecimentos com 90% de ocupação prevista para a Páscoa, segundo o presidente do sindicato, José Carlos Chicarelli.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) orienta a quem for fazer a viagem de ônibus para que antecipe a compra dos bilhetes, principalmente se o destino for um dos balneários paranaenses. Não devem se descuidar também os habitantes da Curitiba que queiram juntar-se às suas famílias nas cidades do interior para passar a data religiosa.
Clandestinos – Segundo o dos Transportes, Rogério Tizzot, a A procura pelos bilhetes alguns dias antes da data programada da viagem garante mais tranqüilidade e assegura a existência de passagens nos horários mais convenientes aos viajantes. Além disso, a programação dos passageiros inibe principalmente a ação de empresas que não possuem registro no DER para operar e que acabam oferecendo veículos clandestinos.
Os passageiros podem colaborar com a fiscalização do DER fazendo denúncias de ônibus e vans clandestinos ou irregularidades em empresas autorizadas. O número é 0800 41 0758 e recebe também sugestões sobre os serviços. (AEN)