Na 25ª edição da FITUR (Feira Internacional de Turismo), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de janeiro, em Madri (Espanha), ficou claro para os co-expositores do estande da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) o aumento do interesse dos europeus e sul-americanos pelo Destino Brasil. "Percebemos também que os visitantes da feira, sejam eles profissionais ou público final, já chegam ao estande com referências de cidades e destinos que antes eles não tinham", diz Jeanine Pires, diretora de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto, presente no evento. "No ano passado, foram abertos novos canais de distribuição e consolidados vôos charters para o Brasil. Agora, em 2005, ficou claro esse avanço", explica Pires.
Assim como o mercado espanhol, a FITUR revelou um interesse muito grande dos mercados de língua hispânica em conhecer o Brasil. "Fechei pacotes com grupos de Porto Rico, República Dominicana e Peru para conhecer o sul do País ", comemora André Beraha, gerente de receptivo internacional da operadora Nascimento Turismo. Os bons negócios, no seu caso, também foram resultado da Caravana Brasil, projeto da EMBRATUR que leva operadores nacionais e internacionais para conhecer in loco a infra-estrutura turística de destinos brasileiros. Com outros 14 profissionais, ele visitou o Rio Grande do Sul em dezembro último. "Quando mostramos novos destinos para os estrangeiros eles se surpreendem e mostram um grande interesse", diz Beraha.
Órgãos governamentais, como a Santur (Santa Catarina Turismo S/A), também notou um maior interesse de países da América do Sul, como Chile, Uruguai e Argentina, sem esquecer, claro, dos espanhóis e portugueses. "O Estado foi consagrado na feira", disse Jorge Nicolau Meira, presidente da Santur, lembrando que em apenas dois anos a participação de Santa Catarina resultou em uma visibilidade muito maior dos destinos catarinenses. Quem prestigiou o evento foi o governador do Pará, Simão Jatene, no segundo ano em que o Estado tem um módulo na feira. "Temos o desafio de nos tornarmos conhecidos no mercado internacional", diz o governador, para quem o turismo se tornou um modelo estratégico de desenvolvimento econômico da região.
Já o Rio de Janeiro, destino consagrado no mercado internacional, viu os turistas procurando outros locais além da cidade maravilhosa. "Ficamos surpresos com o interesse dos espanhóis por Búzios e Paraty", afirma Glória de Britto, diretora de Marketing da Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro).
Com um estande de 1.113 metros quadrados, o espaço brasileiro contou com 61 co-expositores. A FITUR é um evento consolidado em seu formato multi-setorial, com os três primeiros dias voltados aos profissionais e os dois últimos ao público em geral, estimando a visitação de 160 mil pessoas. Um pouco da alma brasileira foi representada em apresentações de MPB, enquanto que, atraindo a atenção dos visitantes, um artista circulou em pernas-de-pau pelos pavilhões da feira vestido com as cores do Brasil
Em 2003, a Europa foi o principal mercado emissor de turistas ao Brasil. Segundo o Anuário Estatístico da EMBRATUR, a Espanha enviou 120.324 pessoas em 2003, contra 110.177 em 2002.
Fonte: MAXPRESS Net