A Secretaria de Estado da Educação encaminhou nota à imprensa fazendo algumas ponderações sobre a reforma administrativa e funcional nas escolas do Paraná. De acordo com a assessoria da pasta, o fechamento de escolas com menos de 160 alunos não pode ser considerado uma regra, mas sim a exceção. A secretaria não soube informar o número de estabelecimentos que serão fechados, prevendo apenas que serão poucos.
Ao contrário do que havia informado na terça-feira o gerente de Gestão e Infra-estrutura da secretaria, Gerson Ida, na nota enviada a assessoria detectou um número maior de escolas com menos de 160 alunos. Elas passaram de 440 (número informado pela Folha), para 448 em todo o estado. Esses seriam os estabelecimentos que seriam atingidos diretamente pelas medidas de reestruturação da Educação.
O número de escolas com menos de 160 estudantes representa 22,5% do total existe no Paraná. Quatro estão em Curitiba e o restante espalhado pelo Interior. A maior concentração desses estabelecimentos, corrigiu ontem a secretaria, estaria na região de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, onde existem 41 escolas nessa situação.
"Escolas com menos de 160 alunos não deixarão de existir, mas passarão a ser vinculadas administrativamente a estabelecimentos maiores", esclarece a nota. A secretária de Estado da Educação, Alcyone Saliba, disse que a reestruturação é necessária em função das alterações sofridas pelo sistema estadual de ensino. Disse, que medida pretende otimizar recursos.