Depois de quatro anos de ocupação, cerca de 40 famílias de sem-terra concordaram em deixar pacificamente a Fazenda Impédio, a 18 quilômetros de Cândido de Abreu, na região central do Estado.
Eles foram notificados na manhã desta quarta-feira pela Polícia Militar por volta das 9 horas, e às 10h15 já deixavam o local. O mandado de reintegração de posse havia sido expedido pela Justiça em 4 de outubro de 2001.
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior, os sem-terra retornaram para seus municípios de origem, Cândido de Abreu e Reserva.
A propriedade de 1,8 mil hectares foi invadida em 15 de novembro de 1999 por cerca de 350 integrantes do MST. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a área chegou a ser ocupada por 600 adultos e crianças.
"Estamos dando total transparência aos processos de desocupação de terras. O objetivo é cumprir os mandados de reintegração de posse evitando o conflito entre ruralistas e sem-terra", disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Segundo a agência de notícias do governo estadual, esta foi a 25ª desocupação de terra, entre áreas urbanas e rurais, promovida em 2003 pela Secretaria.