Paraná

FAO promove pacto pela conservação das águas em Foz

20 mar 2007 às 12:44

A FAO, agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, promove nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, um pacto nacional pela conservação das águas no Brasil.

O encontro será em Foz do Iguaçu, símbolo da riqueza hídrica do país, onde estão as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. As informaçõe são da Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional.


Representantes de órgãos de governo gestores dos recursos hídricos, grandes consumidores e organizações do terceiro setor vão debater medidas para melhorar o aproveitamento da água em regiões onde ela é escassa, e também para diminuir a poluição e oferecer um sistema de abastecimento amplo e confiável.


Estão confirmadas as presenças da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), do representante da FAO no Brasil, José Tubino, dos presidentes da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, e da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, além do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek.


Instituído por recomendação da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, a Rio-92, o Dia Mundial da Água existe para chamar a atenção da humanidade para a importância da água. Neste ano, o tema das comemorações é "Lidar com a escassez de água". E, no dia 22, haverá reuniões para discutir o assunto em todos os países integrantes da ONU.


Em Foz do Iguaçu, seminários vão avaliar os avanços da chamada Lei das Águas, que estabeleceu o Plano Nacional de Recursos Hídricos e completa dez anos de existência em 2007, além de abordar experiências de sucesso e boas práticas voltadas à conservação da água. A Itaipu apresentará os resultados do programa Cultivando Água Boa, que desenvolve ações de proteção ambiental em 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná III.

Ao final, os participantes assinarão uma carta de princípios em que se comprometem a unir esforços para promover o uso eficiente da água junto à comunidade, à indústria e à agricultura. Apresentações da cantora Maria Bethânia e do balé do Teatro Guaíra encerram as celebrações do Dia Mundial da Água nas Cataratas do Iguaçu.


Continue lendo