Paraná

Falta de água atrapalha o verão paranaense

02 jan 2001 às 19:35

O abastecimento de água no litoral vai continuar falho nesta temporada. A previsão é da Sanepar, empresa responsável pelo tratamento e distribuição da água na região que, nesta época do ano, recebe um número de pessoas superior à capacidade de atendimento de 400 mil habitantes. A ampliação do sistema estará em funcionamento apenas no verão de 2003.

Na região metropolitana de Curitiba a falta de água atingiu o município de Colombo. O problema foi provocado por quedas de energia no final do ano passado que paralisaram a estação de tratamento. "Nossos técnicos estiveram no local e hoje o sistema volta a funcionar normalmente", afirmou o gerente operacional da Sanepar, Péricles Weber.


Segundo Weber, há uma previsão que dentro de seis meses o rodízio terminará. "O sistema está no limite e por causa disso ficamos expostos aos fatores externos, como a queda de energia que provocou essa falta de água", afirmou. A Sanepar informou que o problema limitou-se a quatro quadras do bairro.


No litoral os problemas começaram um pouco antes da virada de ano, mas atingiu cerca de 40% das pessoas que viajaram. Os moradores das casas localizadas nas áreas mais afastadas da rede de distribuição também estão com problemas pois a pressão da água chega a ser insuficiente para encher a caixa de água.


Além da Sanepar, a Secretaria Autônoma Municipal de Água e Esgoto (Samae) responsável pelo abastecimento de Antonina, 80 quilômetros de Curitiba, teve problemas após o rompimento de duas adutoras nos dias 26 e 28. Segundo a direção da empresa a falta de água também foi provocada pelo excesso de pessoas no final de ano, mas o abastecimento voltou ao normal.

Leia mais em reportagem de Julio Cesar Lima, na Folha do Paraná desta quarta-feira


Continue lendo