Paraná

Falta carneiro na festa de Campo Mourão

09 jul 2001 às 11:41

O público presente ontem na hora do almoço na 11ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, superou todas as expectativas do Comissão Organizadora do evento. A previsão era de que 7 mil pessoas almoçassem nos 12 restaurantes montados no Parque de Exposição, mas este número chegou perto das 8 mil.

O lado negativo do excesso de público foi a falta do prato típico de Campo Mourão em alguns restaurantes. Na barraca do Provopar, a maior da festa, com capacidade para 800 pessoas de uma vez, faltou carneiro no buraco para atender tanta gente. Até a chamada "reserva técnica", feita para atender os casos de emergências, foi toda consumida.


Segundo a avaliação da comissão organizadora, houve uma procura muito grande de convites ontem, já no dia do evento. As filas nas portas das barracas, que nos anos anteriores diminuíam a partir das 12h30, desta vez se mantiveram grandes mesmo depois das 13h30.


No sábado à noite, quando o prato começava a ser preparado, o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PPS), e a namorada, a atriz Patrícia Pillar, visitaram o Parque de Exposições. Gomes estava na cidade participando de eventos políticos. No sábado as barracas já estavam cheias, o que obrigou o casal a jantar num restaurante no centro da cidade.

O carneiro no buraco chama a atenção por ser um prato bastante exótico. A carne de carneiro é misturada com dez tipos de legumes e cozida num buraco de 1,5 metros de profundidade cavado na terra. O cozimento demora seis horas.


Continue lendo