Uma explosão de panela de pressão assustou alunos, professores e funcionários de uma escola em Sarandi, no Noroeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (10). Uma cozinheira de 55 anos e uma auxiliar, de idade não informada, ficaram feridas. O acidente ocorreu por volta das 7h30, na Escola Municipal Padre José Anchieta, na rua das Samambaias, no Jardim Verão.
De acordo com Maria Queiroz, diretora da instituição, o barulho foi ouvido pouco antes do primeiro sinal para ingresso às salas de aula. "Eu estava na minha sala e achei que fosse alguma batida de carro. Quando percebemos que havia fumaça na cozinha, saímos correndo para verificar o que havia acontecido. Imediatamente, pedi para que os professores entrassem com as crianças para dentro das salas e esperassem até que a situação fosse resolvida", disse.
A cozinheira estava preparando beterraba em uma panela de pressão quando houve a explosão. O vapor causou ferimentos no rosto e colo de Avelina Correia Gonçalves, que foi atendida rapidamente pelas equipes do Siate de Sarandi e levada ao Hospital Metropolitano. "Graças a Deus não foi nada grave. Ela estava conversando no momento do atendimento e foi acompanhada por outra funcionária. Em princípio, recebi a informação de que ela receberia alta no final da tarde, mas ainda tenho que verificar como está o estado de saúde dela", contou. A auxiliar também sofreu ferimentos leves, mas não precisou ser encaminhada ao hospital. "Todos os procedimentos emergenciais foram cumpridos com sucesso", completou.
Leia mais:
Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
A explosão causou grandes danos ao fogão, que será inutilizado. O caso já foi comunicado à Secretaria Municipal de Educação, cuja secretária deverá abrir licitação para a compra de um novo aparato. "Enquanto isso, a pasta já cedeu um fogão provisório para a escola. A preparação da merenda não ficará comprometida. Sabemos que muitas crianças vão à escola e dependem dessa alimentação. Por isso, não podemos deixá-la em falta".
Apesar do susto, as aulas correram normalmente. À reportagem do Portal Bonde, a Secretaria Municipal de Educação informou que está acompanhando o caso e prestando toda a assistência necessária. A E.M. Padre José Anchieta atende 570 crianças, do Infantil V ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino.