Paraná

Exército vai asfaltar Estrada do Cerne

23 fev 2005 às 08:07

O governador Roberto Requião autorizou nesta terça-feira (22) a realização de um convênio com o Exército para a pavimentação da Estrada do Cerne. A parceria foi acertada com o comandante do 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, coronel Daniel de Almeida Dantas, com o secretário dos Transportes, Valdyr Pugliesi, e com o diretor do DER, Rogério Tizzot.
O projeto prevê a pavimentação dos 123 quilômetros que separa Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, e Piraí do Sul, no sentido ao Norte do Paraná. De acordo com os entendimentos mantidos pelo governador, as obras começam em 90 dias, prazo necessário para que o Exército faça a revisão do projeto de asfaltamento da estrada e conclua o orçamento da obra.
Assim que forem apresentados o projeto e o orçamento, o governo do Estado vai firmar, entre março e abril, um novo convênio com o Exército para o início das obras, uma antiga reivindicação de diversos municípios. Inicialmente, informaram o governador e o coronel Daniel de Almeida Dantas, será pavimentado um trecho de 16 quilômetros.
Durante o encontro no Palácio Iguaçu, o comandante Dantes também entregou ao governador um álbum comemorativo aos 150 anos do 10º Batalhão de Engenharia de Construção. A publicação traz as principais obras executadas pelo batalhão ao longo de sua história. Um dos destaques é a execução da Ferroeste, ferrovia que liga Cascavel a Guarapuava e que foi construída na primeira gestão do governador Roberto Requião.

As obras - A pavimentação da Estrada do Cerne vai integrar uma região histórica e fomentar o turismo. "Como é uma estrada turística, a obra terá uma via paralela, um caminho de tropeiros", afirmou o governador. Requião também disse que as prefeituras dos municípios que têm o seu território cortado pela estrada devem conscientizar os proprietários das terras a serem beneficiadas.
"Os donos de terras da região da Estrada do Cerne devem tomar cuidado com a especulação imobiliária, porque os terrenos, fazendas e chácaras serão valorizados. Cuidado com estas ofertas. Quando o Estado investe numa estrada é para que os antigos proprietários tenham um retorno pelo esforço de manutenção das áreas que estão em poder das suas famílias por décadas", alertou.
O coronel Daniel de Almeida Dantas disse que a obra vai ajudar no crescimento da economia do Paraná e também uma oportunidade para que o Exército treine seu pessoal. "Além de contribuir para que o governo do Estado integre seu território e melhore sua infra-estrutura de transporte, o Exército estará adestrando o seu pessoal. É uma oportunidade de aprendizado", explicou. O 10º Batalhão de Engenharia de Construção tem sede em Lajes, Santa Catarina.
As vantagens da parceria também foram destacadas pelo secretário Waldyr Pugliesi. "A valorização que uma obra como esta traz já foi observada no início da pavimentação da estrada entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul", afirmou. O secretário ressaltou ainda que a via pode ser uma alternativa para os veículos leves fugirem do pedágio. "Nossa pretensão é levar a obra até Londrina", antecipou.
De acordo com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot, o projeto será realizado em etapas. "Primeiro, serão pavimentados 16 quilômetros. Enquanto uma parte do projeto vai sendo executada, os próximos quilômetros já estarão sendo planejados", disse ao explicar que o sistema será semelhante ao executado na parceria que garantiu a construção da Ferroeste.
Segundo o prefeito de Campo Largo (um dos municípios beneficiados), Edson Basso, a pavimentação da estrada vai garantir um maior desenvolvimento econômico do município pela qual passará a estrada. A estrada, lembra, já é utilizada por jipeiros – motoristas de veículos com tração integral, que aliam o prazer de dirigir em estradas sem pavimentação à apreciação da natureza – e é uma alternativa para visitar a região serrana de Campo Largo e a Floresta Nacional do Açungui.

Informações AEN


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