Paraná

Evento da ONU é um desafio à rede hoteleira da capital

14 mar 2006 às 18:20

Curitiba nunca recebeu um evento com as proporções do Encontro das Partes Signatárias do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, o MOP 3, promovido pela ONU, que começou nesta segunda-feira em Curitiba. Seis mil visitantes de 187 países se deslocaram para a capital paranaense graças ao evento. Estima-se que 80% da rede hoteleira da cidade, que tem cerca de 16 mil leitos, está ocupada.

O Hotel Rockfeller, da rede Slaviero, está hospedando membros das delegações norte-americana e polonesa. O gerente de operações corporativo da rede, Eraldo Santana, comentou que para lidar com um evento desse porte foram adotadas medidas especiais.


Segundo ele, o desafio para a rede hoteleira em recepcionar os delegados estrangeiros tem um complicador, porque a realização desse evento coincide com outro evento tradicional na cidade, o Festival de Teatro, que começa nesta semana.


O Hotel Bourbon, no centro de Curitiba, está hospedando as delegações da Malásia, África, Índia, Japão, Tailândia, Suíça e México. O chefe da recepção do hotel, Jackson Böving, falou sobre como é lidar com hóspedes de culturas tão diferentes.


Apesar de os delegados estrangeiros falarem inglês fluente, o sotaque carregado dos participantes orientais às vezes provoca mal-entendidos.


A prefeitura estima que o comércio de Curitiba vai movimentar algo em torno de 20 milhões de dólares com a realização dos eventos da ONU na cidade. Os participantes devem gastar, cada um, cerca de US$ 120 por dia em lojas, casas noturnas e restaurantes.

CBN Curitiba


Continue lendo