Paraná

Europeus se interessam por soja convencional do Paraná

19 out 2005 às 11:27

O governador Roberto Requião recebeu, no início da semana, uma comitiva de europeus interessada em conhecer a cadeia produtiva da soja convencional estabelecida no Paraná. Os empresários, cooperativistas e sindicalistas europeus optaram por adquirir, em um primeiro instante, 60 milhões de toneladas de soja convencional.

Além da busca pela soja pura, a comitiva quer estabelecer convênios para o desenvolvimento de uma agricultura sem agentes químicos, diante de uma das maiores preocupações dos europeus - segurança alimentar.


De acordo com governantes do Estado, o produtor que optou pela soja convencional não vai demorar muito e estará ganhando muito mais dinheiro do que aquele que partiu para o plantio dos transgênicos.

Para o vice-governador do Estado e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, além dos danos causados a fauna e flora, quem plantar transgênico terá que fazer rastreabilidade, segregação e rotulagem, além de armazenar, transportar e embarcar separado, sem contar o pagamento de pesados royalties para a Monsanto.


Continue lendo