Paraná

Europeus fazem manifesto pela paz

22 set 2001 às 13:14

Um grupo de cerca de mil pessoas realizou uma manifestação pela paz na cidade belga de Liège. Nesta mesma cidade, estão reunidos ministros da economia de países que formam a União Européia. Os manifestantes carregavam cartazes que lembravam os anos 60, com os dizeres "Faça Amor, não faça Guerra". A reunião dos ministros era para disutir justamente os reflexos da crise econômica que se abateu sobre o mundo depois dos atentados terroristas no World Trade Center e a promessa de vingança dos Estados Unidos.

Os organizadores da manifestação, uma ampla aliança de organizações pelos direitos sociais e ativistas de esquerda, marcharam em direção ao centro de conferências onde os ministros estavam reunidos. Eles afirmavam que pretendiam entregar uma carta solicitando ações de paz e mais direitos sociais.

Depois dos atentados em Nova York e em Washington, e da decisão de líderes da União Européia de apoiar uma possível resposta dos Estados Unidos, os militantes resolveram juntar a seus pedidos de mais emprego de democracia mensagens contra a guerra.


Continue lendo